Estamos otimistas e entendemos que temos que notícias boas e fatos devem ser divulgadas, especialmente em épocas de tanta guerra de forças através de fake news e notícias tendenciosas. O comercio exterior vai bem, o agrobusiness e minérios serão o carro chefe na exportação marítima, movimentando os contratos de charter party e com os terminais de carga.
Na importação teremos as cargas de trigo e cevada em ritmo crescente. As indústrias brasileiras importadoras e exportadoras têm laços tradicionais com o exterior independentemente da política, sempre tem negócios acontecendo. Temos visto cada vez mais embarques para novos mercados como a Indonésia, Malásia, Cingapura etc.
A tendência é crescer a procura por máquinas, equipamentos e produtos químicos produzidos no Brasil. O mercado Latino Americano vem se intensificando também. Os traders brasileiros estão atuantes e a qualidade dos produtos tem melhorado cada vez mais, dando mais credibilidade e competitividade devido ao câmbio.
O comércio exterior se sustentou em 2020, pese a pandemia e dificuldades enfrentadas. 2021 tem tudo para ser um ótimo ano. Acreditamos no Brasil e faremos a nossa parte!
Texto: John Toogood