Com a atual crise na matriz energética brasileira, o governo vem buscando novas formas de contornar o problema como a utilização de outras fontes de energia além da hidrelétrica, que é amplamente utilizada. A importação de energia dos países vizinhos e até mesmo a redução dos impostos de mercadorias que possam estimular a produção do setor são algumas das iniciativas tomadas pelo poder público.
Na última semana, o Ministério da Economia anunciou alguns itens que terão suas alíquotas do imposto de importação reduzidas ou zeradas, sendo eles: painéis solares, algumas baterias de lítio, conversores de corrente contínua baixa e reatores nucleares, tal medida visa estimular a produção de energia do país, e consequentemente, reduzir seu custo.
Com a medida do Governo Federal, a alíquota do imposto de importação para painéis solares será reduzida de 12% para 6%; para determinados tipos de bateria de lítio de 18% para 9%; para conversores de corrente contínua baixa de 14% para 7%; já para partes de reatores nucleares, a alíquota do Imposto de Importação cairá de 14% para 0%. A medida visa estimular a produção de energia do país, e consequentemente, reduzir seu custo. Entre em contato com a gente e faça uma cotação! https://energiarenovavel.clipperglobal.com.br/clipper-import-sustentavel/