
Há algum tempo temos comunicando os problemas que afetam as cargas no aeroporto internacional de Guarulhos e as consequências na liberação das mesmas.
Um complemento de extrema relevância é sobre o seguro dessas cargas.
A situação continua crítica e muitas cargas estão paradas há mais de 15 dias após a chegada nas dependências do terminal e algumas apólices de seguro determinam prazo máximo de cobertura após a chegada, por isso este e-mail é um alerta para que observe os prazos em suas apólices! Leia com atenção.
Desde o início de 2024, o Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto Internacional de Guarulhos enfrenta atrasos significativos na liberação de cargas, resultando em congestionamentos que afetam o setor logístico e causam prejuízos.
Muitas mercadorias estão sendo armazenadas ao ar livre, aumentando o risco de danos e perdas. A importância do seguro de carga se destaca nesse cenário, pois ele protege as mercadorias contra diversos riscos, como danos por eventos naturais, acidentes e roubos.
Para importadores, é crucial verificar o estado da carga ao recebê-la e comunicar à seguradora em caso de avarias. Usualmente mercadorias armazenadas no terminal estão cobertas pelo seguro por 30 dias após o desembarque. Caso a mercadoria permaneça por um período maior, o segurado pode e deve solicitar à sua seguradora a prorrogação da cobertura para um novo período a ser definido. No entanto, o pedido de prorrogação somente será aceito pela seguradora se for feito antes do vencimento do prazo regular.
No caso de exportação, a cobertura depende dos termos de Incoterms negociados.
Portanto, a contratação de um agente de carga ágil na solução de problemas, do seguro da carga e o conhecimento das cláusulas da apólice são essenciais para mitigar os riscos associados ao transporte internacional e os desafios logísticos atuais e da falta de eficiência na operação do aeroporto de Guarulhos.
Conte com a gente.