A China está passando pelo feriado do Ano Novo Chinês, que começou oficialmente em 31 de Janeiro e vai até 6 de Fevereiro e a gente sabe o quanto essa “paralização” impacta as importações e exportações, não é mesmo?
Sobre o escoamento dos portos, as programações ainda continuam prejudicadas, com muitos atrasos nos portos de origem, transbordo e destino com sobrecarga de volumes.
Sobre as contratações de frete, a realidade é de:
• Free times que continuam reduzidos, com possibilidade de compra de free time.
• Indisponibilidade de container um pouco melhor.
• Cargas leves sendo preferidas pelos armadores (8-10 tons/cntr).
• Cargas perigosas com grande dificuldade de serem aceitas, devido ao aumento de responsabilidade do armador em relação à quantidade de carga geral disponível no mercado.
EUROPA
No continente europeu, a demora em confirmar e fechar bookings continua. A média é de uma semana para ser confirmado o embarque, de duas a três semanas após a solicitação.
Em relação à disponibilidade de containers, ela é praticamente garantida em portos base. Já nos terminais do interior, é preciso verificar caso a caso: no caso da carga reefer, a disponibilidade continua bem restrita.
ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos, os problemas de transporte interno persistem. As transportadoras estão levando semanas para programar/realizar a coleta. As ferrovias ainda estão congestionadas e com disponibilidade bem restrita. Situação parecida vivem os portos, que continuam congestionados principalmente devido à escassez de motoristas e transportadoras, além da alta demanda interna do país, que faz com que as cargas levem mais tempo para serem estufadas e entregues. No aéreo, as notícias também não são favoráveis: fortes nevascas suspendem voos e deixam milhares sem energia. A condição climática afeta diretamente o transporte rodoviário e também a cadeia logística de suporte aos aeroportos.
Diante deste cenário, faça seu planejamento e conte com a nossa equipe!
Até breve!