Toda a atenção e planejamento são necessários no momento em que sua empresa resolve importar, por isso, é preciso levar em conta todos os custos para a mercadoria não ficar muito mais cara do que o esperado. Você sabe quais são os custos nacionais e internacionais dessa operação? Veja abaixo.
Custos nacionais
Impostos
Alguns tributos são aplicados apenas em produtos importados.
- Imposto de Importação (II);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Taxas do porto/aeroporto
Algumas taxas são relacionadas a uma série de custos com o porto ou aeroporto. É preciso pagá-las para manusear os produtos importados assim que a carga chega.
Logística
Os gastos com logística representam uma parte importante dos custos de importação. Aqui são observados os custos com armazenamento e transporte.
Operacionais
Aqui são considerados todos os custos burocráticos relativos à operação. Um exemplo que deve ser destacado é a taxa de utilização do Siscomex, que deve ser paga independentemente do tributo que precisa ser recolhido.
É preciso destacar também os custos com despachante aduaneiro, que está envolvido nas operações de desembaraço e de entrega da mercadoria. Os valores pagos a um despachante podem mudar bastante.
Extras
Podem existir nas operações nacionais custos extras, especialmente nas primeiras importações, um exemplo é os custos da realização de inspeção do fornecedor. Esse gasto é importante para garantir a confiabilidade das empresas que vão enviar as mercadorias para você.
Custos internacionais
Preço
Quando você está importando um produto, um custo que deve ser levado em conta, obviamente, é o preço que ele custa. Ou seja, o valor pago pelo produto deve também entrar nos cálculos dos custos de importação.
Seguro de transporte internacional
Quando se fala em operações de importação, é muito importante que seja feito um seguro de carga. Não custa caro e geralmente custa de 1% a 2% do valor da carga. Além de ser uma garantia importante para seus processos de importação.
Transporte
O frete internacional para o transporte da mercadoria é outro custo que precisa entrar no cálculo. O frete pode ser via transporte marítimo ou aéreo, e os valores podem variar conforme o tamanho do container ou o peso do produto, por exemplo.
Transações cambiais
As operações de câmbio também precisam ser contabilizadas, e assim fique claro quais as despesas bancárias que foram geradas.
Temos 4 décadas de expertise em Comex e podemos ajudar a calcular esses custos! Conte com a gente: (11) 99598-6234.