A sustentabilidade está se tornando mais importante para todas as empresas, em todos os setores — 62% dos executivos consideram uma estratégia de sustentabilidade necessária para serem competitivos hoje.
A Harvard Business Review classificou a sustentabilidade como uma megatendência, junto com tecnologia da informação, globalização e produção em massa. Compromissos abrangentes de sustentabilidade estão se tornando comuns entre muitas das principais corporações.
– No segmento de vestuário, a Nike vem reduzindo o desperdício e minimizando sua pegada, enquanto a Adidas criou uma cadeia de suprimentos mais ecológica e focou em questões específicas como tingir e eliminar sacolas plásticas;
– A Unilever e a Nestlé assumiram compromissos importantes; a Unilever reduziu seu resíduo geral e pegada de recursos, e a Nestlé focou em áreas como ciclo de vida do produto, clima, eficiência hídrica e resíduos;
– Walmart e IKEA mudaram para um varejo mais sustentável, em grande parte liderando a colaboração em suas cadeias de abastecimento para reduzir o desperdício, aumentar a produtividade dos recursos e otimizar o uso de materiais;
– A Pepsi e a Coca-Cola desenvolveram agendas ambiciosas, como aumentar o foco na gestão da água e estabelecer metas para o reabastecimento desse recurso;
– Fabricantes de automóveis como BMW e Toyota fizeram avanços na eficiência energética e na redução da poluição, sem mencionar a Tesla, que realmente desafia a pegada geral da indústria automotiva.
Isso só para citar alguns exemplos. Por todas as indústrias, as grandes empresas estão liderando um movimento de adesão a práticas sustentáveis — e quem ficar de fora, pode acabar perdendo a corrida pela atenção do consumidor.
De fato, uma pesquisa realizada pelo Deustche Bank, o maior banco da Alemanha, mostrou que as empresas com altas classificações quando o assunto é meio-ambiente superam o mercado a médio e longo prazo.
Ou seja, os programas de sustentabilidade não estão apenas relacionados com um bom desempenho no mercado, mas também desempenham um papel crucial nele.
Como a logística verde melhora a reputação da sua marca
Mais empresas estão gerenciando a sustentabilidade para melhorar processos, buscar crescimento e agregar valor a suas empresas, em vez de focar apenas na reputação. No entanto, a reputação ainda é importante.
Com o avanço da internet e das mídias sociais, o consumidor está cada vez mais atento às ações que as empresas tomam — e a forma como elas lidam com o meio-ambiente e o social é hoje um dos principais direcionadores das decisões de compra.
Um bom produto não é mais suficiente para conquistar o favor do consumidor. Os compradores querem mais do que apenas qualidade, muitas vezes procurando marcas que estejam de acordo com seus valores pessoais.
Investir na logística verde, portanto, além de reduzir custos e aumentar a produtividade, tem como consequência a melhora na reputação da marca, fechando um ciclo de benefícios que, no final, aumenta a receita geral da organização.
Fontes:
Harvard Business Review
Pesquisa Deustche Bank
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