Mercadorias perigosas são aquelas que apresentam riscos devido às suas características físicas, químicas ou biológicas durante o transporte. Exemplos incluem substâncias que podem explodir, líquidos inflamáveis e materiais radioativos.
Categorias de risco
Essas mercadorias são classificadas em nove grupos distintos, cada um com seus próprios requisitos. Em geral, essa classificação acontece de acordo com o tipo de risco inerente a cada produto.
- Explosivos: substâncias com potencial para causar explosões;
- Gases: incluem gases inflamáveis, não inflamáveis e tóxicos;
- Líquidos inflamáveis: como combustíveis e solventes;
- Sólidos inflamáveis: materiais que podem pegar fogo facilmente;
- Oxidantes e peróxidos orgânicos: substâncias que promovem a combustão de outros materiais;
- Substâncias tóxicas e infecciosas: riscos à saúde humana ou animal;
- Radioativos: produtos que emitem radiação;
- Corrosivos: substâncias que causam danos graves por contato;
- Diversos: riscos variados não incluídos nas outras categorias.
Tanto a rotulagem quanto a embalagem de mercadorias perigosas devem seguir determinações específicas de acordo com a categoria na qual elas se encontram. E se isso não for respeitado, a empresa responsável pode sofrer penalidades ou, o que é muito mais grave, ficar suscetível a acidentes durante o transporte.
Orientações para um transporte seguro
Para garantir a segurança no transporte de mercadorias perigosas, siga estas recomendações:
- Treinamento de equipe: certifique-se de que todos os funcionários envolvidos estejam bem treinados sobre os riscos e procedimentos específicos para mercadorias perigosas;
- Inspeção rigorosa: realize inspeções detalhadas das embalagens e rotulagens para garantir que estejam em conformidade com as normas;
- Procedimentos de emergência: estabeleça e pratique planos de ação para emergências, incluindo contenção e procedimentos de evacuação;
- Utilização de equipamentos adequados: use veículos e equipamentos apropriados para o transporte das mercadorias, garantindo que sejam compatíveis com as necessidades específicas de cada tipo de carga.
Como a Clipper pode ajudar?
Por aqui, nossa equipe tem expertise no transporte de mercadorias perigosas. Sendo assim, damos suporte aos nossos clientes em várias frentes:
- Garantimos que a classificação da mercadoria a enquadre na categoria certa de acordo com suas características;
- Tomamos as providências necessárias para que o transporte desse tipo de mercadoria ocorra de acordo com as regulações nacionais e internacionais.
Entre em contato conosco para saber como podemos facilitar o transporte seguro e eficiente de suas mercadorias perigosas.