De zero a dez, qual seu nível de conhecimento em línguas não nativas?
Se pararmos para analisar, de prontidão sempre pensaremos “Ah, o inglês é o idioma mais utilizado no mundo dos negócios. Preciso ser fluente”, mas na verdade todos os outros idiomas têm grande importância também. O Inglês é mais comum pela sua simplicidade de escrita e gramatical, sem contar a grande influência dos países que tem esse idioma sua língua oficial.
Atualmente, além do inglês, o mercado de trabalho pede bons conhecimentos em espanhol – por ser o segundo idioma mais falado no mundo – indicado para o mercado brasileiro, hotelaria e mercado de restauração. O mandarim – influência da China que vem ganhando espaço na economia como segunda maior potência do mundo. O francês – indicado para área da moda, culinária e carreira diplomática. O japonês – pelo Japão ser reconhecido como potência tecnológica e ser líder em vendas para o mercado brasileiro. O alemão – com toda sua tecnologia e conhecimento em máquinas, a Alemanha é um grande aliado ao crescimento das importações brasileiras. O árabe – para as industrias petroleiras e investidores do mercado financeiro, comunicação e mediação cultural, sem contar que a ONU preza muito profissionais com essa língua no currículo.
Estatísticas mostram que bom domínio de um segundo idioma pode-se aumentar remuneração em até 70%, valorizando mais o profissional além dos que já possuem histórico de faculdades e cursos complementares, influenciando em bons cargos.
Mas e você? Quanto idiomas já aprendeu?
Conte para nós suas experiencias e seus conhecimentos linguísticos.
EQUIPE CLIPPER/Giulia Pizani.