À medida que nos aproximamos do final do ano, a Drewry – empresa britânica de pesquisa e consultoria especializada na área marítima e de navegação – reafirma sua visão de que os fabricantes e varejistas devem esperar que as taxas de frete marítimo contratado na maioria das rotas aumentem – e não caiam – em 2021,após grandes mudanças no mercado desde o surto de COVID-19.
Ainda é muito cedo para chegar a conclusões exatas sobre as alterações nos fretes em 2021. No entanto, analistas da indústria dizem que são óbvios os sinais de que as transportadoras ganharam poder de precificação e estão gerenciando a capacidade dos navios em seu benefício no mercado spot de transporte marítimo.
Com base no Drewry Container Freight Rate Insight, um serviço que rastreia e fornece taxas médias de frete spot globalmente em mais de 700 rotas e analisa tendências de mercado, analistas dizem que podem ver claramente que, desde o último mês de Março, as taxas spot de 2020 excederam as de 2019 por uma larga margem. O Global Freight Rate Index, uma média ponderada das taxas all-in spot nas rotas internacionais leste-oeste, norte-sul e intra-regionais, atingiu US $ 2.540 / contêiner de 40 pés em setembro de 2020, um aumento de 43% em relação a setembro de 2019. Confira o artigo na íntegra. Clique aqui