Como o Acordo de Reconhecimento Mútuo entre o Brasil e os EUA pode beneficiar o seu negócio?

O Brasil acaba de alcançar um marco histórico, que representa um avanço ímpar para o Comércio Exterior nacional e para o trabalho da Receita Federal Brasileira. O Acordo de Reconhecimento Mútuo entre o Brasil e os EUA, permite que as empresas brasileiras com certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) tenham a oportunidade de usufruir dos benefícios e vantagens em transações que envolvam os Estados Unidos, algo positivo tanto para as administrações aduaneiras quanto para o setor privado.

Na prática, o Acordo de Reconhecimento Mútuo entre o Brasil e os EUA que reconhece a compatibilidade dos programas OEA fornece uma plataforma para a troca de informações e com isso busca o aumento da competitividade, redução de custos e mais agilidade na movimentação de cargas, assim como o fortalecimento da imagem de confiança e previsibilidade do país no cenário global.

Em relação aos benefícios que o acordo pode trazer às negociações internacionais brasileiras, existem três destaques entre inúmeras oportunidades:

1) Beneficia todas as empresas brasileiras que exportam para os Estados Unidos. De lá, os produtos também podem ser repassados a outros países, como México e Canadá.
2) Investidores podem entender que o país, de fato, é um local seguro para instalar suas produções e usufruir das facilitações de comércio com os EUA.

3) Acentua-se a mudança de visão sobre os melhores lugares para investir devido às questões geopolíticas – como guerra na Ucrânia e constantes lockadowns na China. Os investimentos que antes eram destinados para países como Índia e Malásia, por exemplo, por questões puramente financeiras, tendem a ganhar novos focos e, com a chancela dos EUA, o Brasil cresce nesse cenário.

Tudo isso vem do Acordo de Facilitação de Comércio do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A partir dessa novidade, podem surgir novos acordos voltados à redução tarifária, sobre os quais já há uma expectativa de realização. Além disso, o mercado europeu tende a rever a possibilidade de uma negociação com o Brasil, similar à que acaba de ser concretizada com os Estados Unidos, já que o aval do país norte-americano, reconhecido pelos seus critérios rígidos, eleva o grau de confiança aos olhos do mundo.

Todos esses aspectos precisam ser aproveitados imediatamente pelas empresas brasileiras. Afinal, teremos aumento do fluxo comercial entre o Brasil e os EUA, o qual também impulsiona os negócios com o México e com o Canadá, assim como projeta o país como um mercado interessante e confiável para o mundo.

Conte com a Clipper, somo OEA, atuamos no segmento de logística internacional, assessoria e desembaraço aduaneiro em todos os continentes, proporcionando soluções inteligentes com o melhor custo benefício. (11) 99598-6234.

Gostou do post? Compartilhe-o agora em suas redes sociais!
Pesquisar
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Categorias
Newsletter
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.
Populares

Agilidade, segurança e economia

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e descubra como podemos otimizar seus processos

Receba dicas e informações valiosas para otimizar sua cadeia logística.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Clipper Transportes Internacionais.

Fale conosco
1
Comercial Clipper
Como podemos ajudar a simplificar seus processos de transporte internacional?