Suspensão por um ano da aplicação de tarifa na importação do principal insumo da indústria têxtil foi comemorada pelo setor
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia aprovou hoje a aplicação de uma medida antidumping para fios de poliéster, commodity que é o principal insumo da indústria têxtil. No entanto, apesar de reconhecer a prática de dumping nos filamentos sintéticos texturizados de poliésteres originários da Índia e da China, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Camex aprovou a suspensão imediata da aplicação da tarifa antidumping pelo prazo de um ano, prorrogável uma única vez por mais um ano, por razões de interesse público.
A medida agradou fabricantes de tecidos sintéticos que importam o produto e que argumentaram ao longo do processo de investigação do dumping que a taxação poderia levar a um aumento dos custos de roupas, colchões e demais produtos que usam tecidos sintéticos.
— A suspensão por um ano é um grande alívio, neste momento em que a inflação está em alta e vai beneficiar todo o setor — diz Rogério Coelho, presidente da Abicol, associação que representa fabricantes de colchões, que importam o fio de poliéster para fabricar o tecido que reveste o colchão. O setor estima que se fosse aplicado o antidumping, o impacto no preço final para o consumidor poderia ser da ordem de 20%.
A tarifa aprovada para o antidumping e o prazo estabelecido pelo governo só se tornarão públicos nos próximos dias. Em um parecer técnico de dois meses atrás, foi sugerida uma sobretaxa de 5% para a importação da China e de 8% da Índia, segundo fontes do setor. Medidas antidumping costumam durar cinco anos. Se a suspensão for prorrogada por mais um ano, a medida passará necessariamente a valer a partir do 3o ano.
A Abrafas representa 4 indústrias no Brasil — a mexicana PQS (Petroquímica Suape), a americana Unifi, a espanhola Antex (com sede em Curitiba), e a brasileira Dini Têxtil, do interior de São Paulo. Juntas, elas atendem 25% da demanda nacional pelo fio de poliéster. — Temos capacidade ociosa e com investimentos não expressivos ela pode ser ampliada. Não queremos impedir ninguém de importar, mas que não importem com um preço desleal — afirmou o diretor executivo da Abrafas, José Eduardo Cintra de Oliveira. Ele não quis comentar a decisão de suspensão imediata do antidumping antes da publicação oficial dos prazos e percentuais a serem aplicados quando cair a suspensão.
O CEO da Bekaertdeslee, que importa fios de poliéster texturizados para fabricação de tecidos para colchões, comemorou a suspensão, ainda que temporária. — Estamos fazendo um investimento de R$ 60 milhões para os próximos 5 anos em uma nova planta em Nova Odessa, com vistas à exportação. — diz Lars Muller. — Com um aumento da matéria-prima, o investimento teria que ser revisto —.
O instrumento de interesse público para suspender medidas antidumping, previsto na legislação desde 2019, tem sido cada vez mais usado pelo Brasil. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o mecanismo já foi usado para suspender ou extinguir 18 medidas antidumping — correspondente a 35% das 51 medidas em vigor desde 2019.
Fonte: O Globo
Anvisa – Novo formulário de cadastro de resíduos de agrotóxicos
Prezados Clientes, Fornecedores e Parceiros, Esperamos que estejam todos bem e já habituados ao nosso...