Incoterms definirá responsabilidades pelos prejuízos dos veículos no navio Felicy Ace

O afundamento do navio Felicity Ace no Oceano Atlântico, ocorrido em 2 de março último, causará prejuízo estimado em US$ 500 milhões com a perda total do navio, dos veículos e demais cargas transportadas. O Felicy Ace é um navio de carga roll-on/roll-off para o transporte de veículos, IMO 9293911, DWT 17738, construído em 2005, operado pela Mitsui OSK Lines (MOL) e bandeira do Panamá.

O navio seguia de Emden na Alemanha com destino ao porto de Davisville, Rhode Island, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro a embarcação pegou fogo quando navegava nas proximidades da Ilha dos Açores, em Portugal. Todos os tripulantes foram retirados sem ferimentos, e após o navio ficar à deriva durante 12 dias e exaustivas tentativas de resgate e salvamento, afundou no dia 2 de março. 

O navio transportava 3.965 automóveis do Grupo Volkswagen, em grande parte das marcas de luxo da empresa, como Audi, Bentley, Lamborguini e Porsche. Em comunicado à imprensa, a empresa britânica de análise de riscos Russel Group, informou que o valor total das mercadorias no navio está estimado em US$ 438 milhões, sendo cerca de US$ 400 milhões em veículos e US$ 38 milhões com outros bens. 

A Volkswagen comunicou internamente que a empresa tem seguro para este tipo de ocorrência, mas não detalhou qual o tipo de seguro. Para eventos como o ocorrido com o Felicy Ace, são aplicáveis três seguros distintos: o seguro de casco que cobre o corpo do navio, máquinas e equipamentos; o seguro de proteção e indenização (P&I) que cobre a responsabilidade civil do armador causado pelo navio a terceiros; e o seguro de transporte internacional que cobre as cargas.

Quanto as mercadorias que estavam sendo transportadas, predominante de veículos, para a definição sobre a propriedade da mercadoria no momento do acidente, aplica-se a definição do Incoterms (International Commercial Terms). O termo de Incoterms negociado servirá para definir o exato ponto da transferência do risco sobre a carga de vendedor para comprador e assim conhecer quem tinha a responsabilidade por contratar o seguro – Volkswagen ou importadores.

Os veículos que afundaram estarão cobertos pelo seguro de exportação da Volkswagen apenas na hipótese da venda ser nos termos CIF e CIP, ou eventualmente nas condições DAP, DPU e DDP, nas quais o vendedor tem a responsabilidade de entregar a mercadoria ao comprador no país de destino. Para os outros termos de Incoterms (EXW,FOB,CFR,CPT,FCA,FAS), a contratação do seguro é uma opção do comprador, podendo ser também a própria Volkswagen em uma operação intercompany, mas lembrando que o seguro de importação não é obrigatório nos Estados Unidos.

A orientação a todos os envolvidos em uma aventura marítima é jamais embarcar sem seguro. Entre catástrofes naturais, acidente, avaria, avaria grossa, perda, extravio, roubo, incêndio e explosão, os riscos são inúmeros e causam sérios transtornos.

Aparecido Rocha – insurance reviewer

Gostou do post? Compartilhe-o agora em suas redes sociais!
Pesquisar
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Categorias
Newsletter
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.
Populares

Agilidade, segurança e economia

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e descubra como podemos otimizar seus processos

Receba dicas e informações valiosas para otimizar sua cadeia logística.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Clipper Transportes Internacionais.

Fale conosco
1
Comercial Clipper
Como podemos ajudar a simplificar seus processos de transporte internacional?